Volta Inteligente e Segura às Atividades
Nossas crianças, adolescentes e jovens e muitos de nós estamos ansiosos para voltar às reuniões e atividades Bandeirantes presenciais. No entanto, a volta às atividades presenciais em tempos de Covid-19 deve ocorrer de forma gradual, atendendo as diretrizes do Protocolo VISA – Volta Inteligente e Segura às Atividades que estabelece os princípios e processos operacionais para que os Núcleos e Grupos Bandeirantes possam reiniciar presencialmente suas atividades com segurança para nosso público Infantojuvenil e voluntários.
Projetado pelo Nacional para garantir um processo unificado, gradual, roteirizado e passível de monitoramento em âmbito nacional, estadual e local, sua estrutura está alinhada com as orientações de saúde e de vigilância epidemiológica aprovadas pelas autoridades de saúde e modeladas pela OMS e OPA.
A proteção de nossas crianças, adolescentes e jovens e de nossos espaços educativos deve ser neste momento, nossa prioridade número um. Os locais de reunião e atividades devem continuar sendo espaços seguros, acolhedores, inclusivos e de apoio a todos. As medidas que tomarmos farão toda a diferença e ajudarão a impedir a entrada e a disseminação do COVID-19 e proteger nossas crianças, adolescentes e jovens.
Nesta perspectiva, foram detalhadas as principais mensagens, ações e papel de dirigentes, coordenadores, família e Bandeirantes para garantir espaços e atividades seguras, como também evitar o estigma e a discriminação com aqueles que forem expostos ao vírus.
Adotaremos diretrizes de acordo com cada realidade local, trabalhando com avaliações de risco da qual tomarão parte todos os atores institucionais, uma vez que todos precisamos estar conscientes, envolvidos e completamente engajados para garantir que o Movimento Bandeirante seja um espaço seguro para todos. Não podemos esquecer que isso inclui também nossas crianças, adolescentes e jovens. Os Bandeirantes como poderosos agentes de mudança devem ser incentivados a entender os momentos de crise como uma oportunidade de aumentar sua resiliência, cultivar compaixão e empatia, compreender a importância de cuidar da sua saúde e contribuir ativamente para evitar a propagação de vírus e para uma comunidade mais segura e solidária.
Antes de retomar as atividades presenciais, todas as avaliações de risco devem ser certificadas pelo Conselho Diretor Estadual e aprovadas pelo Nacional. O Núcleo Bandeirante Alto de Pinheiros/SP foi o primeiro a ser certificado no Protocolo Visa pelo conjunto de adequações viabilizadas para garantir a segurança e saúde de seus membros no retorno às atividades presenciais.