Sobre o MB

O Bandeirantismo é um movimento educacional que desde 1919 trabalha para a formação de valores e a vivência cidadã de crianças e jovens no Brasil.

A força do Movimento Bandeirante está nos programas inovadores de educação não formal, no desenvolvimento de liderança e da capacidade de advocacy e na ação comunitária, empoderando crianças e jovens para desenvolver as habilidades e a confiança necessárias para fazer mudanças positivas em suas vidas, comunidades e no país.

O resultado de seu trabalho é o reconhecimento, por entidades nacionais e internacionais, de seus projetos que comprovam forte atuação social, levando
benefícios às comunidades locais e tendo contribuído para a formação de mais de um milhão e meio de crianças e jovens.

Missão

“Ajudar crianças, adolescentes e jovens a desenvolverem seu potencial máximo como responsáveis cidadãos do mundo.”

Visão

Todas as crianças, adolescentes e jovens têm valor e atuam em ações para mudar o mundo.

Valores

Os valores do Movimento Bandeirante estão contidos no Código Bandeirante, conjunto de normas e atitudes fundamentais à vivência do Bandeirantismo. Os valores institucionais são: o Amor, a Lealdade, a Verdade, o Respeito, a Solidariedade, a Liberdade, o Companheirismo, a Responsabilidade, a Reverência, o Otimismo, a Coragem e a Postura Ética.

História

A história do Movimento Bandeirante (MB) começa em 1909, na Inglaterra. O pai do Bandeirantismo é Lord Robert Baden-Powell, ou B-P, como carinhosamente é chamado por Bandeirantes e Escoteiros de todo o mundo.

Saiba mais

Governança

A Federação de Bandeirantes do Brasil é uma organização civil, beneficente, sem fins lucrativos, de educação não formal, fundada no Brasil em 1919, que se compromete com a educação para a cidadania ativa de crianças e jovens dos 5 aos 18 anos, e conta com a participação de adultos voluntários na coordenação e direção de sua ação.

De âmbito nacional, a instituição atua no Distrito Federal e em 13 estados brasileiros: Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Pará, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Roraima, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe.

A entidade é, no país, a única representante da Associação Mundial de Bandeirantes (WAGGGS), que é reconhecida pela ONU e por outros organismos internacionais como uma das maiores organizações internacionais de educação não formal, com 10 milhões de associados em 150 países de todos os continentes.

Parceiros

Financiadores

Apoiadores