Sobre o MB

O Bandeirantismo é um movimento educacional que desde 1919 trabalha para a formação de valores e a vivência cidadã de crianças, adolescentes e jovens no Brasil.

A força do Movimento Bandeirante está nos programas inovadores de educação não formal, no desenvolvimento de liderança e da capacidade de Advocacy e na ação comunitária, empoderando crianças, adolescentes e jovens para desenvolver as habilidades e a confiança necessárias para fazer mudanças positivas em suas vidas, comunidades e no país.

O resultado de seu trabalho é o reconhecimento, por entidades nacionais e internacionais, de seus projetos que comprovam forte atuação social, levando benefícios às comunidades locais e tendo contribuído para a formação de mais de um milhão e meio de crianças, adolescentes e jovens.

Missão

“Ajudar crianças, adolescentes e jovens a desenvolverem seu potencial máximo como responsáveis cidadãos do mundo.”

Visão

Todas as crianças, adolescentes e jovens têm valor e atuam em ações para mudar o mundo.

Valores

Os valores do Movimento Bandeirante estão contidos no Código Bandeirante, conjunto de normas e atitudes fundamentais à vivência do Bandeirantismo. Os valores institucionais são: o Amor, a Lealdade, a Verdade, o Respeito, a Solidariedade, a Liberdade, o Companheirismo, a Responsabilidade, a Reverência, o Otimismo, a Coragem e a Postura Ética.

História

A história do Movimento Bandeirante (MB) começa em 1909, na Inglaterra. O pai do Bandeirantismo é Lord Robert Baden-Powell, ou B-P, como carinhosamente é chamado por Bandeirantes e Escoteiros de todo o mundo.

Saiba mais

Governança

A Federação de Bandeirantes do Brasil é uma organização civil, beneficente, sem fins lucrativos, de educação não formal, fundada no Brasil em 1919, que se compromete com a educação para a cidadania ativa de crianças, adolescentes e jovens dos 5 aos 18 anos, e conta com a participação de adultos voluntários na coordenação e direção de sua ação.

De âmbito nacional, a instituição atua no Distrito Federal e em 13 estados brasileiros: Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Pará, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Roraima, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe.

A entidade é, no país, a única representante da Associação Mundial de Bandeirantes (WAGGGS), que é reconhecida pela ONU e por outros organismos internacionais como uma das maiores organizações internacionais de educação não formal, com 10 milhões de associados em 152 países de todos os continentes.

 

Transparência 

Um dos valores do Movimento Bandeirante é atuar de forma transparente, para que parceiros, doadores, beneficiados e toda a sociedade possam acompanhar como são arrecadados e investidos os recursos em benefício de crianças, adolescentes e jovens Bandeirantes.

Demonstrações Financeiras

Confira aqui os balanços patrimoniais, demonstrações contábeis que evidenciam a posição patrimonial e financeira da organização. 

Balanço Patrimonial 2018

Balanço Patrimonial 2019

Balanço Patrimonial 2020

 

Conselho Diretor Nacional e Equipe Escritório Nacional

Parceiros

Financiadores

Apoiadores