top of page
promessa e codigo bandeirante-topo.JPG

PROMESSA E CÓDIGO BANDEIRANTE

 

Desde a criação do Movimento Bandeirante em 1909 enxergava-se a necessidade do cultivo de valores para combater o crescente individualismo e passividade que já se fazia sentir no início do século XX. Para isso, Lord Robert Baden-Powell criou a Promessa Bandeirante, que é o compromisso pessoal com os valores da instituição, e o Código Bandeirante, que é o conjunto de normas e atitudes fundamentais à vivência do Bandeirantismo. O Código Bandeirante apresenta os valores que devem conduzir essas ações, e, a Promessa chama ao compromisso da vivência destes valores. 

A Promessa Bandeirante

Prometo, sob minha palavra de honra,
que farei o melhor possível para:
Ser leal à Deus e à minha Pátria,
Ajudar ao próximo em todas as ocasiões
e obedecer ao Código Bandeirante.

OS TRÊS ITENS DA PROMESSA

  1. ​Ser leal a Deus e à Pátria: Devemos amar a Deus e viver a nossa fé, seja ela qual for. Devemos amar a nossa terra, nossa Pátria. Respeitar as leis e procurar conhecer a cultura e a história do povo de nossa terra. E agir pela paz e pela justiça, a partir das nossas ações. 

  2. Ajudar o próximo em todas as ocasiões: Estar sempre atentos e disponíveis a ajudar, seja a quem for. Sem hesitar, sem preguiça, sem interesses próprios – ajudar com amor e gratuidade.

  3. Obedecer ao Código Bandeirante: Conhecer e fazer o Código Bandeirante nosso modo de vida. Isto é, viver as dez leis do código todos os dias, sabendo que a partir disso faremos aos outros e a nós mesmos mais felizes.

CÓDIGO BANDEIRANTE

Ser Bandeirante:

  • É merecer confiança;

  • É ser leal e respeitar a verdade;

  • É servir ao próximo em todas as ocasiões;

  • É valorizar a estima e a amizade;

  • É ser amável e cortês;

  • É ver Deus na Criação e preservar a Natureza;

  • É saber obedecer;

  • É enfrentar alegremente todas as dificuldades;

  • É usar os recursos com sabedoria;

  • É agir, pensar e ser coerente com os valores éticos.

1. Ser Bandeirante é merecer confiança

Transparência, verdade e responsabilidade para consigo mesmo, para com o semelhante e para com a sociedade; coerência a ser mantida entre as ideias, palavras e ações; respeito às normas e regras de conduta e convivência; fidelidade aos compromissos assumidos; amor e seriedade no agir.

2. Ser Bandeirante é ser leal e respeitar a verdade

Cultivo da verdade acima de qualquer interesse próprio; honestidade; crença nos valores morais e éticos defendendo-os e testemunhando-os através das ações; Lealdade, amor e respeito à família, à sociedade, à pátria e ao MOVIMENTO BANDEIRANTE.

3. Ser Bandeirante é servir ao próximo em todas as ocasiões

Sensibilidade, respeito e cuidado para com o outro; prontidão; acolhimento e dedicação; alegria e gratuidade nas ações, espírito de doação, humildade, altruísmo, solidariedade, colaboração e participação, visando à construção do bem comum.

4. Ser Bandeirante é valorizar a estima e amizade

Cultivo, renovação e ampliação dos laços entre pessoas; prazer em conhecer e estar com o outro; importância dos encontros, das trocas, da convivência, do compartilhar experiências boas e ruins; manifestar afetos; comunicar-se, fazer- se presente, apoiar, dialogar. Saber ouvir, pedir desculpas e perdoar; respeitar diferenças e saber conviver com elas.

5. Ser Bandeirante é ser amável e cortês

Delicadeza, sensibilidade e amor na convivência. Saber se expressar, cumprimentar, atender, solicitar, agradecer. Boa vontade para servir, estar atento ao outro. Ser gentil e respeitar a todos, independentemente de idade, credo, etnia, gênero ou condição social.

6. Ser Bandeirante é ver Deus na criação e preservar a natureza

Vivência da fé e da espiritualidade de maneira concreta e em comunhão com outros. Contemplação das coisas simples e belas da vida. Reconhecimento do universo, da Terra, da vida humana e dos demais seres vivos como criação de Deus. Ter reverência ao sagrado, de acordo com sua crença, e respeito à crença dos demais. Cuidado e valorização da vida. Reconhecimento da importância de cada ser na manutenção da vida na Terra.

7. Ser Bandeirante é saber obedecer

Conhecimento dos direitos e deveres individuais e coletivos. Respeito às regras. Prontidão e boa vontade no cumprimento dos deveres. Participação nas decisões do grupo. Saber ouvir e prezar pelas normas que garantem o bem comum.

8. Ser Bandeirante é enfrentar alegremente todas as dificuldades

Otimismo, coragem, confiança e atitude afirmativa diante da vida. Perseverança e paciência. Trabalhar e buscar alternativas na solução de problemas e desafios. Compreender que os obstáculos também podem ensinar.

9. Ser Bandeirante é usar os recursos com sabedoria

Utilização dos recursos pessoais e coletivos da melhor forma possível, isto é, com respeito e responsabilidade. Evitar desperdícios ou avareza. Buscar o bom aproveitamento do tempo e do espaço. Prezar pela organização. Saber planejar e buscar a autodisciplina. Preservar bens, cuidar, reciclar, aproveitar materiais.

10. Ser Bandeirante é agir, pensar e ser coerente com os valores éticos

Representa a vontade de ser cidadão e buscar o bem coletivo. Observância das ações nos seus efeitos para com o outro, a sociedade, o ambiente. Prezar pela igualdade de direitos. Compromisso com os valores expressos na PROMESSA, praticando-os no cotidiano.

bottom of page