top of page
metodo-bandeirante-topo.JPG

MÉTODO BANDEIRANTE

 

O Movimento Bandeirante possui um Método Educativo próprio pensado por Lord Robert Baden-Powell, nosso fundador. É o modo como trabalhamos o nosso Programa Educativo em prol da missão de educação para cidadania ativa de crianças, adolescentes e jovens. Ele atua junto à Promessa e ao Código Bandeirante, fundamentando e atribuindo uma identidade ao Bandeirantismo. Ele permite e prevê que o Bandeirante compreenda os objetivos de suas ações e que atribua sentido ao seu trabalho e sua aprendizagem. Hoje, ele está estruturado como unidade composta por oito elementos interdependentes. E é através deles que construímos as nossas práticas:

Vivência da Promessa e do Código Bandeirante

Ao comprometer-se livremente diante de um Grupo, o Bandeirante se torna responsável pela palavra dada, buscando permanentemente o aperfeiçoamento desta Promessa. A Promessa e o Código são um incentivo aos jovens para viverem em harmonia com valores morais, sociais, culturais e espirituais. A Promessa e o Código expressam de maneira compreensível os princípios Bandeirantes. Esses valores determinam sua conduta moral e social.

Convivência e Trabalho em Equipe

A vida em equipe é o elemento central do Método Bandeirante. Na equipe, a criança, o adolescente e o jovem ampliam as relações interpessoais, o exercício do pensamento democrático, o comportamento solidário e cooperativo. Sua grande força é favorecer o desenvolvimento da responsabilidade, da participação, da liderança e do autocontrole, colaborando na formação do caráter e no conhecimento dos direitos e deveres.

Convivência Entre Jovens e Adultos

Dentro do Movimento, o adulto incorpora-se ao Grupo como elemento de apoio e animação, e coopera para garantir espaço e favorecer a progressão permanente dos jovens. A autoridade adulta existe como um serviço para a liberdade das crianças, adolescentes e jovens.

Expressão e Simbologia

A simbologia é uma característica da unidade do Movimento Bandeirante e diferenciadora dos outros movimentos de juventude. Os símbolos do Movimento Bandeirante unem jovens do mundo todo que fazem parte da mesma Associação, tem a mesma Promessa e os mesmos ideais.

Serviço na Comunidade

Aprender servindo é uma forma de integração social efetiva, de estímulo à iniciativa e assimilação de valores tais como justiça, solidariedade e respeito aos direitos dos demais. O encontro com o outro é uma possibilidade de troca, de aprendizagem, de mudanças e do convite à doação espontânea de si. O serviço é incentivo à prontidão e à iniciativa coletiva e individual.

Vida ao Ar Livre

A convivência com a natureza possibilita a descoberta de si mesmo como parte integrante do mundo físico e a conscientização de sua responsabilidade pelo seu equilíbrio. O contato com o mundo natural leva a criança, o adolescente e o jovem a percepção de outra dimensão além da tecnologia e do conforto material. Portanto, o consumo consciente e a preocupação com a sustentabilidade devem sempre nortear a vida do Bandeirante.

Aprender Fazendo

Outro elemento do Método é a educação ativa, onde a aprendizagem se faz através da observação, experimentação e da atividade individual, permitindo a criança, o adolescente e o jovem realizar por si mesmo, adquirir habilidades e experiências pessoais, além de desenvolver a autoestima e a criatividade.

Autoprogressão

A educação é um processo permanente, que acontece todos os dias gradativamente. Nunca estamos prontos, sempre podemos melhorar em atitudes e aprender algo novo. A autoprogressão no Movimento Bandeirante é uma forma de permitir que cada criança, adolescente e jovem se desenvolva ao seu tempo. Cabe ao Coordenador conhecer e acompanhar os Bandeirantes, valorizando os esforços e conquistas individuais e respeitando o processo de autoprogressão.

bottom of page