FBB realiza primeira assembleia nacional virtual de sua história
Obedecendo as restrições impostas devido à pandemia de Covid-19, a Federação de Bandeirantes do Brasil realizou sua primeira Assembleia Nacional Extraordinária de 2021 virtual, que aconteceu via Google Meet para assegurar a saúde dos participantes.
O evento virtual, que aconteceu nos dias 10, 11, 17 e 24 de abril de 2021, reuniu os representantes das unidades federativas que integram a FBB: Bahia, Ceará, Espírito Santo, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Roraima, São Paulo, Sergipe e o Distrito Federal.
Os dois primeiros dias da AN (10 e 11/04) foram dedicados as seguintes sessões: Resultados do Plano Estratégico 2018-2020, Censo e Caderno de Propostas com apresentações e esclarecimentos de dúvidas sobre os projetos e iniciativas da FBB para 2021 enviadas para análise prévia dos Estados e Núcleos Vinculados como documento de estudo.
Já o terceiro dia da AN (17/04) contou com as apresentações das Lições Aprendidas pelos Estados e Núcleos Vinculados em 2020, um ano repleto de preocupações e incertezas com planejamentos/replanejamentos, adaptações, e redesenhos constantes na nossa forma de fazer, viver e sentir o Movimento Bandeirante. Esta prática teve como objetivos: exercitar o diagnóstico profundo das situações, combinando diferentes perspectivas e explorando as causas e outros fatores contributivos; impedir que um erro/hábito improdutivo se repita em uma atividade ou projeto e registrar recomendações e casos de sucesso para promover sua aplicação em situações futuras.
O quarto dia da AN (24/04) foi o momento de apresentar os Balanços Patrimoniais de 2019 e 2020 e o Orçamento de 2021, Votação das Moções e Eleição para os cargos do Conselho Diretor Nacional e Conselho Fiscal Nacional. Através de um sistema seguro, os 14 membros votantes manifestaram-se, secreta e individualmente, através do voto, aprovando os itens da pauta e elegendo os novos membros do CDN e CFN.
Foram eleitos para o Conselho Diretor Nacional, órgão executivo de administração da Federação de Bandeirantes do Brasil, com função deliberativa no intervalo das Assembleias, para o período de abril de 2021 a abril de 2024: Nathália Santos Veras, Presidente Nacional; Edivan Assunção dos Santos, 1º Vice-Presidente Nacional; Regiane do Socorro Silva de Souza, Secretária Nacional; Claudia Brazão Pereira, 2ª Secretária Nacional; Eleonora Medella do Prado Couto, Tesoureira Nacional e Andrea Pereira Goeb – RJ; Jakson Queiroz Ramos – BA; Jefferson da Silva – SP e Renata Motta Maués Mesquita – PA para Assessores Técnicos Nacionais.
A composição do Conselho Fiscal Nacional, órgão fiscalizador da contabilidade da FBB, para o período de abril de 2021 a abril de 2024 ficou a seguinte: Ana Lucia Seraphim Quaresma, Brenda Tribuzy de Mello e Silva e Luiza Mathias Mayer.
Em seguida, foi o momento da homenagem In Memoriam aos nossos queridos irmãos e irmãs Bandeirantes que partiram para o acampamento de alegria e descanso e às vítimas da covid-19.
Os quatro dias de encontro virtual da AN foram momentos importantes de muita troca e aprendizado. “Buscamos oferecer um ambiente seguro de responsabilidade e de acolhida. Nos esforçamos para aprender e nos conectamos para não deixar ninguém pra trás”, explicou Lêda Lúcia Corrêa Góes, 1ª Vice-Presidente Nacional Interina. Como bem disse o Conselho Diretor Estadual do Pará em um post do perfil do Estado no Instagram: “Novos usos para velhas ações: avante, Bandeirantes! Como na música do @chicoscienceoficial “movimentar o passado é uma evolução” e o que fizemos há 101 anos em volta de uma fogueira, hoje fazemos diante de uma tela com a mesma força e vontade de produzir os meios para transformar a sociedade.”