Dia Mundial de Luta Contra a Aids
1º de dezembro marca o Dia Mundial de Luta Contra a Aids. A data, criada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em 1988, com apoio da ONU, reforça a atenção para a prevenção, o diagnóstico precoce e o respeito às pessoas que vivem com HIV e seus direitos.
As atividades desenvolvidas nesse dia visam divulgar mensagens de esperança, solidariedade, prevenção e incentivar novos compromissos com essa luta.
Sempre é importante lembrar que ainda não existe cura para o HIV, inclusive dados recentes do Ministério da Saúde mostram o aumento do número de casos de infecção pelo HIV entre os jovens brasileiros.
Hoje temos acesso a tratamentos que possibilitam viver com o vírus HIV, mas é importante fazer o teste para ter o diagnóstico e iniciar o tratamento.
Não se descuide! Proteja-se do HIV e de outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). Use camisinha em todas as relações sexuais.
Conheça todas as formas de prevenção em aids.gov.br
Projeto Ouça… Aprenda… Viva!
A Federação de Bandeirantes do Brasil desenvolve desde 2000 um programa nacional de prevenção às IST/HIV e Aids. Com um modelo de abordagem informativa para formar o maior número de agentes multiplicadores nas comunidades para a prevenção do HIV, a instituição acredita na informação para a prevenção como a forma mais eficaz de combater o crescente número de casos de infecção pelo vírus HIV entre os jovens.

Através do “Projeto Ouça… Aprenda… Viva!” são realizadas atividades lúdicas como jogos e dinâmicas nas escolas e na comunidade pelos Bandeirantes, além de palestras, debates e distribuição de preservativos nos locais de atuação.
Reconhecido como referência por entidades nacionais e internacionais de saúde, como o Ministério da Saúde, UNAIDS e UNESCO, a metodologia criada pela instituição mostra que a educação para a saúde pode ser atrativa e divertida, características que explicam o excelente resultado do projeto quando aplicado com os adolescentes e jovens.
A iniciativa criada a partir da Campanha Mundial promovida pelo UNAIDS e o ICASO em parceria com a Associação Mundial de Bandeirantes (WAGGGS), já alcançou mais de 90 mil pessoas nesses 20 anos de existência.