top of page
programa-educativo-topo.jpg

PROGRAMA EDUCATIVO

 

Nosso Programa Educativo é uma combinação equilibrada de atividades variadas e elementos educativos voltados para formação pessoal de crianças, adolescentes e jovens dentro dos princípios e valores da instituição.

“SEMPER PARATA”

Significa “sempre pronto” em latim e é o lema do Bandeirante. Uma parte fundamental da nossa metodologia!

O Programa Educativo é voltado para crianças, adolescentes e jovens a partir dos 5 anos de idade. Nossos Grupos Bandeirantes são divididos por faixas etárias que chamamos de Ramos. O Programa de Ramo é desenvolvido de acordo com as características e especificidades de cada idade, e compreende atividades que, desenvolvidas através do Método Bandeirante, são o meio para alcançar nossa Missão.

Ramos

Ciranda: 5 a 9 anos
B1: 9 a 12 anos
B2: 12 a 15 anos
Guia: 15 a 18 anos

ramos.jpg

O Método Bandeirante é parte integrante e fundamental de nosso Programa Educativo. Ele expressa em seus elementos o pensamento do fundador do Bandeirantismo, Lord Robert Baden-Powell, e os princípios que o norteiam fazem parte do Programa Educativo das Associações Bandeirantes em todo o mundo.

“O Bandeirantismo é um alegre e grande jogo ao ar livre, com o qual os jovens e os adultos conservam o espírito juvenil e podem entregar-se em grupo ao prazer da aventura (...) adquirindo saúde e alegria, conhecimentos práticos e aptidões para ir avante em qualquer circunstância.”

 

– Robert Baden-Powell

No Método Bandeirante construímos as nossas práticas través de oito elementos interdependentes: Vivência de Valores contidos no Código e na Promessa Bandeirante, Convivência e Trabalho em Equipe, Aprender Fazendo, Autoprogressão, Vida ao Ar Livre, Expressão e Simbologia, Convivência entre Jovens e Adultos e Serviço na Comunidade.

metodo-bandeirante-introducao.jpg

No Movimento Bandeirante o jovem aprende através da experimentação, de novas experiências, de novas habilidades, pela descoberta de si e do outro, possibilitando compreender os objetivos e sentidos de sua ação.

Em nossas atividades contínuas e reuniões semanais, os Bandeirantes desenvolvem criatividade, solidariedade, respeito ao próximo e ao bem comum, através do “aprender fazendo” e do trabalho em equipe. Todas as nossas atividades são planejadas e aplicadas pelos Coordenadores Bandeirantes, nossos voluntários adultos preparados pela instituição. Ao fazer parte do Movimento Bandeirante, o jovem adere aos princípios fundamentais da Associação Mundial de Bandeirantes (WAGGGS) e assume o compromisso de manter os ideais contidos na Promessa e no Código Bandeirante:

programa_saudação-e1531169863659.png

PROMESSA BANDEIRANTE

“Prometo, sob minha palavra de honra, que farei o melhor possível para: Ser leal a Deus e a minha Pátria,

ajudar o próximo em todas as ocasiões e obedecer ao Código Bandeirante.”

CÓDIGO BANDEIRANTE

 

Ser Bandeirante:

 

1. É merecer confiança;

2. É ser leal e respeitar a verdade;

3. É servir ao próximo em todas as ocasiões;

4. É valorizar a estima e a amizade;

5. É ser amável e cortês;

6. É ver Deus na Criação e preservar a Natureza;

7. É saber obedecer;

8. É enfrentar alegremente todas as dificuldades;

9. É usar os recursos com sabedoria;

10.É agir, pensar e ser coerente com os valores éticos.

bottom of page